Dra. Milena Cruz   ORTOPEDIA INFANTIL

Andar na ponta dos pés (toe walking)

Andar na ponta dos pés é uma situação comum para a criança que está aprendendo a andar. Em situações normais a criança deixa de andar na ponta dos pés naturalmente.
O ideal é que isso aconteça até os três anos de idade. Quando isso não ocorre, a criança precisa ser examinada por um ortopedista pediátrico.
Mas o que faz a criança andar na ponta dos pés após os três anos de idade? Essa anomalia na marcha pode ter diversas causas.
Pode estar relacionada a um encurtamento do tendão calcâneo, a uma distrofia muscular ou pode ter relação com problemas neurológicos, como paralisia cerebral e autismo.
O andar na ponta dos pés após os três anos de idade também pode ter causa desconhecida. Esses casos não são cirúrgicos e costumam a se corrigir naturalmente, até os cinco anos de idade.
O diagnóstico da marcha na ponta dos pés é feito por meio de anamnese e exame físico. Eventualmente, será necessária a análise da marcha da criança, que é feita em laboratório específico.
Em caso de suspeita de distrofia muscular, serão necessários exames específicos.
Conforme o diagnóstico e a gravidade, o tratamento pode ser feito por meio de fisioterapia, uso de órteses, aplicação de toxina botulínica ou cirurgia.
 
 
 
WhattsApp (somente mensagens): 11 93014-0361
contato@ortopediainfantil.com.br