Dra. Milena Cruz   ORTOPEDIA INFANTIL

Sinovite Transitória do Quadril

A causa mais frequente de dores no quadril das crianças é a sinovite transitória do quadril. Essa é uma patologia benigna que ocorre principalmente em crianças de três a oito anos de idade.
A sinovite transitória do quadril faz a criança mancar ou pode impedir a criança de apoiar o pé no chão. É comum que esse quadro de dor no quadril se manifeste após infecções no trato respiratório superior, como gripes e resfriados.
A causa dessa patologia é desconhecida. Por isso, o diagnóstico da sinovite transitória do quadril é por exclusão, ou seja, o ortopedista pediátrico precisa verificar a possibilidade de ocorrência de outras patologias que também causam dor no quadril. Esse diagnóstico envolve exame físico, exame de sangue, radiografia e ultrassonografia dos quadris.
A sinovite transitória do quadril é uma patologia benigna. Isso significa que, se o diagnóstico for confirmado, não haverá necessidade de antibióticos e nem de cirurgia. O tratamento recomendado é repouso. Os sintomas costumam desparecer em até duas semanas. Para aliviar a dor podem ser utilizados analgésicos. Mas lembre-se: não dê medicamentos a seu filho ou a sua filha sem orientação médica.
Se o quadro de dor no quadril for acompanhado de febre, a criança precisa ser levada imediatamente a um pronto atendimento ortopédico, pois essa febre pode ser sinal de infecção na articulação do quadril.

WhattsApp (somente mensagens): 11 93014-0361
contato@ortopediainfantil.com.br