Dra. Milena Cruz   ORTOPEDIA INFANTIL

Dores do Crescimento

Recebo no meu consultório muitas crianças que se queixam de dores nos membros inferiores. Esse sintoma, quando frequente, deve ser investigado pelo ortopedista pediátrico. 
Em alguns casos essas dores desaparecem com o passar do tempo, sendo consideradas dores do crescimento. Mas o que são as dores do crescimento?
Entre quatro e 14 anos de idade, algumas crianças podem apresentar dores nas coxas, panturrilhas e atrás dos joelhos. Essas dores geralmente ocorrem à noite e podem até fazer a criança acordar.
Embora seja uma situação incômoda, essas dores tendem a desaparecer com a evolução da idade. Esse é o aspecto típico das dores do crescimento.
Mas o que causa as dores do crescimento? As dores do crescimento não são como as dores que a criança pode sentir eventualmente, após a prática de atividade física ou brincadeira mais intensa.
Mas as dores do crescimento não representam risco ao desenvolvimento normal da criança. O diagnóstico das dores do crescimento é por exclusão. Isso significa que o primeiro passo é verificar se a criança não apresenta alguma patologia que também pode causar dores nas pernas.
Em geral, a anamnese e o exame físico, realizados no consultório, são suficientes para caracterizar as dores do crescimento. Eventualmente, poderão ser necessários exames de laboratório e de imagem.
O tratamento das dores do crescimento pode ser feito com alongamento, massagem e aplicação de compressas. Quando isso não é suficiente, é necessária a utilização de analgésicos.
A tendência é que as dores do crescimento fiquem menos frequentes e menos intensas com a evolução da idade. Se as dores se tornarem mais intensas e mais frequentes, afetando articulações, é importante que a criança retorne ao ortopedista pediátrico.
 
 
WhattsApp (somente mensagens): 11 93014-0361
contato@ortopediainfantil.com.br